NOTA OFICIAL

Nota OficialNOTA OFICIAL – PRISÃO DOS 27 ASSOCIADOS DOS GAVIÕES DA FIEL

No último dia 15 de abril – mesmo dia de nossa grande manifestação no Vale do Anhangabaú, uma operação da Policia Civil terminou com a prisão de 27 associados dos Gaviões, sendo a maioria deles pertencentes ao Departamento de Bandeiras da torcida.

A justificativa do Ministério Público de São Paulo para a prisão foi um desentendimento no trânsito, após a última partida entre Corinthians e Palmeiras, envolvendo o caminhão dos Gaviões da Fiel e um carro com torcedores palmeirenses.

O caminhão em questão é usado por nossa torcida para transportar faixas, bandeiras e instrumentos, além dos jovens responsáveis por organizar e fazer nossa festa nas arquibancadas. Importante salientar, inclusive, que a Polícia Militar resolveu tal ocorrido no próprio local, conduzindo os envolvidos ao DP e, logo em seguida, liberando os mesmos após não encontrar quaisquer tipos de armas (paus, barras, pedras e afins) que pudessem ter sido usados em um confronto ou qualquer prova contundente para justificar uma prisão preventiva.

Porém, o argumento que sustenta a manutenção do encarceramento de nossos associados é que “o caminhão estava preparado para uma guerra”. Mesmo respeitando e colaborando com o poder investigativo da Policia Civil, nossa diretoria rechaça tal argumento e questiona o real motivo de tais prisões.

Intriga-nos tal acusação ainda mais quando levamos em consideração o fato de o nosso caminhão ter sido, bem como é em todos os jogos, revistado e vistoriado pela Policia Militar, além de ter sido acompanhado pelo 2° Batalhão de Choque do Estado de São Paulo, de acordo com as medidas de prevenção à violência vigentes na cidade.

A Operação Cartão Vermelho, responsável por tais prisões, além de apreensões injustificadas e a tentativa de fechamento dos Gaviões da Fiel, utiliza um argumento central para a manutenção das prisões que não condiz com a realidade.

Reforçando nosso estranhamento, tornou-se público, inclusive tendo sido amplamente divulgado na mídia, que um dos pedidos de prisão foi expedido para um torcedor que não mora no Brasil faz, pelo menos, um ano. Segundo as investigações, ele era um dos envolvidos em uma briga entre torcedores.

Com isso, a diretoria dos Gaviões da Fiel reitera a posição expressa no dia da nossa manifestação (15 de abril), no Vale do Anhangabaú: tememos que nossas recentes causas e lutas possam desencadear em prisões políticas, um fenômeno conhecido historicamente no Brasil, mas que não se esperaria em plena democracia.

Nós, enquanto diretoria, reafirmamos nosso compromisso com as causas que consideramos justas e que estejam de acordo com as ideologias históricas dos Gaviões da Fiel, bem como a luta pela CPI das Merendas (todo nosso apoio aos estudantes e suas ocupações), o fim da elitização do futebol e o monopólio da transmissão dos jogos por parte da Rede Globo.

Que a Justiça NÃO seja cega, seletiva, e muito menos midiática.

Diretoria dos Gaviões da Fiel Torcida